quinta-feira, 31 de março de 2011

VETORIZAÇÃO - Desenhando uma chave

Primeiro vamos criar um quadrado e 3 retângulos para fazer a nossa chave. Para arredondar as pontos do quadrado, use a Ferramenta Forma (Shape Tool) e com ela arraste uma das pontas do quadrado em direção ao centro. Envolva todas esses imagens com a Ferramenta Seleção (Pick Tool) e vá em Ferramenta Contorno > Caixa de diálogo Caneta de contorno (Outline Tool > Outline Pen Dialog) e coloque a espessura das linhas em 1 ponto.


Agora coloque todos esses retângulos uns sobre os outros. Se algum deles estiver meio fora das proporções de uma chave, corrija usando a Ferramenta Seleção (Pick Tool). Veja:


Selecione todos os retângulo, menos o mais comprido e estreito. Vá em Organizar > Formato > Soldar (Arrange > Shaping > Weld). Nossa chave ficou assim:


Usando a Ferramenta de mão livre > Ferramenta Bézier (Freehand Tool > Bezier Tool) faça um pequeno triângulo retângulo. Para se assegurar que um dos ângulos seja mesmo de 90º você pode utilizar valer das réguas vertical e horizontal, arranstando-as de ambas as linhas como guias (você pode arrastar quantas réguas quiser, para apagá-las é só selecionar a régua e aperta Delete). Em seguida faça duas cópias desse triângulo para poder rotacioná-los utilize a Ferramenta Seleção (Pick Tool) clicando duas vezes com o botão do mouse.

Marque todo o seu desenho e com a Ferramenta Contorno > Caixa de diálogo Caneta de contorno (Outline Tool > Outline Pen Dialog) transforme a cor de todas as suas linhas em vermelho. Agora selecione os três triângulos e por último a chave, clique em Organizar Formato > Aparar (Arrange > Shaping > Trim) para que os pequenos triângulos fiquem "furados" na chave. Selecione a chave, deixando desmarcado o retângulo mais fino e comprido. Vá em Ferramenta Preenchimento > Caixa de diálogo Preenchimento gradiente (Fill Tool > Fountain Fill Dialog) e escolha estas opções: Tipo = Linear (Type = Linear), Ângulo = 0 (Angle = 0) em cores deixe selecionada a opção Personalizada (Custom) e deixe Posição = 0 (Position = 0). Clique em Outras (Other) e entre com as seguintes coordenadas (CMYK) C = 20, M = 70, Y = 80 e K = 0. A chave agora está colorida:


Clique no retângulo fino e comprido que está ainda sem cor. Vá em Editar > Copiar propriedades de (Edit > Copy Atributes From) e deixe marcada a opção Preenchimento (Fill). O Corel vai mostrar seu cursor tranformado numa seta. Clique com ela na chave e isso fará com que o retângulo fique marcado com a mesma cor do resto da chave. Em seguida, escolha a Ferramenta Forma (Shape Tool) e faça 6 marcações, para isso basta dar um clique duplo em cada lugar. Veja:


Com a Ferramenta Forma (Shape Tool), vá arrastando esses pontos um pouco para cima ou para baixo, simulando os "dentes" de uma chave. Depois crie mais um ponto com dois clique no mouse para fazer a "ponta" da chave. Veja:


Agora só falta um detalhe: selecione o retângulo fino e comprido. Vá em Organizar > Converter em curvas (Arrange > Convert to Curves). Com a Ferramenta Forma (Shape Tool) arraste a ponta do retângulo para que ele se alinhe com a ponta da chave. A chave está pronta:

Um comentário: